Pre-requisitos e adoção do Copilot for Microsoft 365 nas empresas

Olá pessoal, vamos continuar com nosso estudo sobre Copilot for Microsoft 365? Hoje quero falar um pouco sobre pré-requisitos da infraestrutura corporativa para a correta adoção da ferramenta. Ao implementarmos a solução de inteligência artificial generativa da Microsoft, devemos ter algumas preocupações. Essas preocupações irão garantir que tenhamos uma adequada implantação da ferramenta e com isso uma adoção eficiente por parte dos usuários. Que preocupações são essas?

Aplicativos do Microsoft Office 365: A solução de Inteligência Artificial Generativa da Microsoft requer os principais aplicativos de produtividade do Office, como Word, Excel, PowerPoint e Outlook. As empresas devem implantar as versões corporativas mais recentes disponibilizadas pelo Microsoft 365 em todos os dispositivos dos funcionários. Eles devem manter os aplicativos atualizados para habilitar todos os recursos do Copilot para Microsoft 365 à medida que evoluem. Por exemplo, o Copilot for Microsoft 365 pode sugerir edições de conteúdo diretamente em documentos do Word, se você estiver usando uma versão mais antiga do aplicativo, os recursos não irão funcionar.

Conta no Microsoft Entra: Cada funcionário que usa o Copilot for Microsoft 365 deve ter uma conta Microsoft Entra para autenticação. Isso garante que todos os usuários entrem usando credenciais do Microsoft Entra e garantam o controle de acesso a todas as informações que serão acessada pela ferramenta.

Contas do OneDrive: A integração do Copilot for Microsoft 365 com contas corporativas do OneDrive permite que a solução acesse e colabores com o conteúdo do usuário, caso ele tenha a permissão de acesso a ele.

Novo Outlook para Windows: Apesar da versão tradicional do Microsoft Outlook permitir uma integração parcial, para obter uma integração completa do aplicativo com a solução Microsoft, recomenda-se o uso do New Outlook para Windows.

Microsoft Teams: Usuários da versão Desktop e Web estão habilitados para trabalhar com Copilot for Microsoft 365 dentro de chats de equipes, reuniões e canais. Usuários de dispositivos móveis possuem funcionalidades limitadas. A solução de inteligência Artificial da Microsoft funciona em ambas as versões do Teams a tradicional e a nova. Um dos grandes destaques que foi recentemente divulgado pela Microsoft é que o COPILOT conseguirá fazer o resumo das reuniões mesmo sem a gravação e transcrição ativada.

Microsoft Loop: Ativar o Loop em seu Tenant permitirá que você potencialize o cenário de produtividade para gestão de projetos de sua equipe.

Canal de Atualização do Microsoft 365. Os administradores do Tenant precisam configurar o serviço de atualização das aplicações para o modo Atual ou Mensal para que os usuários possam ter acesso aos recursos do Copilot for Microsoft 365.

Requerimentos de redes: Os serviços do Copilot for Microsoft 365, assim como os outros produtos do Microsoft 365 conectam-se com pontos de extremidades que são amplamente divulgados pela Microsoft. Recomenda-se aqui que a equipe de TI garanta acessibilidade a todas as redes e IPs publicados pela Microsoft para acesso ao ambiente online, para que assim os usuários tenham uma melhor experiência sobre o solução.

Licenças do Microsoft 365: O Copilot for Microsoft 365 se integra totalmente com os serviços de nuvem do Microsoft 365, sendo assim, as empresas precisarão garantir que seus usuários tenham licenças Microsoft 365 ou Business Standard ou Business Premium. Licenças legadas não suportam as soluções de Copilot, pois não fornecem acesso aos recursos modernos da empresa.

Treinamento do usuário final: As empresas precisam garantir que seus usuários entendam a capacidade do Copilot for Microsoft 365 para definir as expectativas dos usuários de forma adequada. Focar no processo de adoção da tecnologia e treinar os usuários é algo extremamente relevante para garantir que os colaboradores tirem o máximo de performance da solução. Desenvolver materiais, guias rápidos, vídeos pílulas irá sempre auxiliar nessa evolução e na definição das expectativas, o que é fundamental para impulsionar a adoção do usuário.

Helpdesk preparado: Treine e prepare sua equipe de suporte para se familiarizarem com a solução de Inteligência Artificial Generativa da Microsoft, isso irá resultar em um suporte mais qualificado ao cliente e irá inspirar confiança na equipe de Helpdesk. Um treinamento antecipado e a devida orientação ao time de suporte ajuda a fazer com que eles ajudem no sucesso da adoção da solução dentro da empresa, pois quando a equipe técnica entende sobre a solução, ela poderá responder as dúvidas e solicitações dos usuários com mais assertividade e orientá-los de forma mais eficaz, solucionando problemas e elevando a satisfação do cliente.

Caso precise de ajuda para a realização de todas as etapas citadas aqui, existem empresas no mercado que poderão lhe ajudar. A FunctionOne é uma empresa que oferece a Jornada completa de implantação do serviço Copilot for Microsoft 365 e poderá lhe ajudar nesta tarefa tão importante.