Criando discos Base para o Hyper-V

 Olá pessoal,
No Post de hoje, irei demonstrar uma maneira simples de criar um disco base para a instalação de seu Sistema Operacional durante a criação de seus laboratórios de teste ou até em um ambiente de produção.
Ao invés de ficar instalando máquina a máquina o seu ambiente, você irá instalar uma vez o Sistema, em seguida irá configurar ele como base para a criação dos demais ambientes, poupando assim tempo na criação de um ambiente maior.
Para começar, instale e configure o seu sistema operacional que será utilizado como base, no nosso caso estou utilizando o Hyper-V no Windows 8 Enterprise e instalei uma cópia do Windows 2012 Datacenter, mas vale lembrar que esses passos podem ser executados com qualquer outro sistema operacional Microsoft.
Após instalar e configurar o sistema, iremos limpar a imagem para permitir a duplicação da mesma sem problemas, para isso iremos usar a ferramenta SYSPREP.EXE, agora nativa no Sistema Operacional. Em versões anteriores do Windows Vista, você precisará instalar o Resource Kit para ter acesso a mesma!
Vamos agora ao passo a passo então:
Passo 1 – No sistema operacional Guest, acesse c:\windows\system32\sysprep, em seguida duplo clique em sysprep.exe.

sysprep-01Passo 2 – Ajuste as configurações conforme apresentado na imagem abaixo, onde vamos configurar o sistema para executar OOBE, com a função Generalize e em seguida iremos desligar o micro.

sysprep-02Passo 3 – Após a máquina efetuar o desligamento, iremos exportar a VM. Para isso, clique com o botão direito sobre ela e selecione Exportar.

sysprep-03
Passo 4 –  Aponte um local para salvar a VM exportada conforme apresentado na imagem abaixo.
sysprep-04
Passo 5 – Agora a partir de um Prompt de comando, irei executar alguns passos básicos para salvar apenas o VHD, que neste momento é o que nos interessa. Neste caso, eu faço uma cópia dele para a pasta raiz criada anteriormente e renomeio ele para um nome padrão, no meu caso aqui usei Base-Ws2012.vhdx

sysprep-05

Pronto! O seu disco base está criado e pronto para ser usado. Retorne ao Hyper-V e delete a VM criada anteriormente como referência e agora vamos começar a criar as novas VMs com base no VHD criado nos passos anteriores.
Neste caso, utilizaremos discos do tipo diferenciais para a criação das novas máquinas virtuais, mas como isso não é possível já no wizard de criação da ferramenta, iremos criar nossas VMs sem VHD e após a criação da mesma, adicionaremos o novo VHD.
sysprep-06

Já com a VM criada sem VHD, acesse as configurações da mesma clicando com o botão direito nela e selecionando Configurações.
Vá até a Controladora IDE 0, selecione no painel ao lado direito a opção Disco Rígido e em seguida o botão Adicionar.

sysprep-07

Na tela Tipo de disco, selecione Diferenciação (Disco diferencial), clique em avançar, defina o local onde irá armazenar o mesmo e continue avançando.

sysprep-08

Quando chegar na tela Configurar Disco, aponte para o local onde salvou o seu disco Base criado anteriormente, no meu caso apontei para c:\Base-WS2012\Base-WS2012.vhdx

sysprep-09

Pronto, agora é só concluir o Wizard e fechar as propriedades da VM. A partir daqui basta iniciar a mesma e começar com as configurações iniciais e posteriormente implementar o seu ambiente.
Agora você perderá menos tempo criando máquinas para teste em seu laboratório e sobrará mais tempo para estudar!
Anúncios