Conceitos importantes sobre Virtualização

Olá,
Estava aqui lendo alguns documentos e me preparando para a prova 70-659 e achei um link interessante que faz uma boa introdução aos principais conceitos vinculados a Virtualização e Hyper-V. Acredito que será bastante útil para quem está começando agora nessa linha.
O que é Virtualização?

As pequenas empresas de hoje enfrentam uma pressão cada vez maior para entregar mais valor para os clientes e, ao mesmo tempo, gerenciar um orçamento baixo de tecnologia. Dessa forma, está se tornando cada vez mais indispensável otimizar os ativos da rede física para gerenciar os níveis crescentes de capacidade de processamento e quantidade de dados de que as pequenas empresas precisam conforme crescem.

Um jeito de otimizar computadores com o Windows SBS 2008 é usar a tecnologia de virtualização Hyper-V. A tecnologia Hyper-V permite que você execute vários sistemas operacionais conjuntamente, como “máquinas virtuais” em um único servidor físico. Quando configurada adequadamente, a virtualização oferece os seguintes benefícios:

·         Consolidação de Servidor.   Você pode usar o Hyper-V para consolidar vários servidores em um único sistema, ao mesmo tempo que os mantém isolados um do outro. Assim, você pode pode usar, com maior eficiência, menos recursos de hardware e pode diminuir seus custos de gerenciamento, abaixando de fato o custo total de propriedade (TCO). 
·         Menos Gastos com Energia.   Com a virtualização, você também diminui os gastos com energia e refrigeração.
·         Continuidade dos Negócios e Recuperação de Desastres.   Você pode usar o Windows SBS 2008 para fazer backup regularmente dos seus servidores em unidades de armazenamento externas. Você pode usar esses backups para restaurar completamente o servidor primário. Os servidores virtualizados Hyper-V oferecem um grau de independência do hardware e incluem opções adicionais que podem ajudar a acelerar a recuperação do servidor caso haja uma interrupção. Algumas dessas opções requerem cluster do servidor ou softwares de monitoramento adicionais. Entretanto, você pode conseguir usar a independência de hardware conseguida com a virtualização e diminuir o tempo de inatividade do servidor.
·         Amplo Suporte a Sistemas Operacionais.   Você pode usar o Hyper-V para executar simultaneamente vários sistemas operacionais convidados, incluindo sistemas de 32 e 64 bits em diferentes plataformas de servidor, como Windows, Linux e outros.
Termos e Definições
Antes de continuar, é útil compreender estes termos:

Partição filho
Qualquer partição criada pela partição pai. As partições filho não podem criar novas partições, nem tem acesso direto à memória ou dispositivos.
Sistema operacional convidado
O sistema operacional sendo executado em uma máquina virtual. O sistema operacional convidado pode ser um sistema completo ou pode ser um kernel pequeno, para um propósito especial.
Hipervisor
Uma camada de software que fica logo acima do hardware e abaixo de um ou mais sistemas operacionais. O hipervisor controla e arbitra o acesso ao hardware subjacente. Ele é o responsável por criar, gerenciar e excluir partições.
Tecnologia Hyper-V
Um componente principal do Windows Server 2008 que possibilita a consolidação de vários sistemas operacionais virtuais em um único computador físico.
Partição pai
A partição que foi criada primeiro, que executa o Windows Server 2008 e que possui todos os recursos que o hipervisor não possui, incluindo a maioria dos dispositivos e a memória do sistema. A partição pai cria e gerencia as partições filho em que você cria máquinas virtuais e instala sistemas operacionais convidados. Quando a função do Hyper-V é configurada e o servidor é reiniciado, a instalação do Windows Server 2008 que era o sistema operacional nativo do sistema se torna o sistema operacional na partição pai do servidor Hyper-V
Partição
Neste documento, uma porção distinta de um dispositivo de armazenamento que funciona como se fosse uma unidade fisicamente separada.
Servidor primário
O primeiro e principal servidor em um domínio do Windows SBS 2008. A mídia de instalação para o servidor primário vem tanto com o Windows SBS 2008 Standard quanto com o Windows SBS 2008 Premium.
Servidor secundário
O servidor secundário em um domínio do Windows SBS 2008 que executa o sistema operacional Windows Server 2008 Standard. A mídia de instalação para o servidor secundário vem com o Windows SBS 2008 Premium.
Virtualização
Um termo geral usado para descrever a abstração de recursos para computadores. Neste documento, ele se refere ao processo de configurar um servidor secundário em um domínio do Windows SBS 2008 para hospedar uma ou mais máquinas virtuais.
Máquina virtual
Um computador virtual localizado em uma partição filho, criado por emulação de software e que tem as mesmas características de um computador físico.

Virtualizando o Windows Small Business Server 2008
Usando o Windows SBS 2008 Premium e a tecnologia Hyper-V, você pode criar um ambiente de rede virtual. Quando você cria um ambiente virtual para a sua rede do Windows SBS 2008, a configuração geral da rede é a mesma de uma implantação física. Por isso, executar o Windows SBS 2008 em uma máquina virtual é muito similar a executá-la em uma implantação física.

Esta seção descreve as versões do Windows SBS 2008 disponíveis e oferece uma visão geral dos cenários comuns de uso do servidor.

O Windows SBS 2008 está disponível nas edições Standard e Premium. A edição Standard é executada em uma instância do Windows Server 2008. A edição Premium requer duas instâncias do Windows Server 2008. As duas instâncias do servidor são definidas assim:

Servidor Primário:   O primeiro servidor. Esse servidor inclui o Windows Server 2008, as tecnologias de componente que fazem a base do Windows SBS 2008 e o Microsoft Exchange Server 2007.
Servidor Secundário:   Esse servidor executa o Windows Server 2008 Standard, e, opcionalmente, o software de banco de dados Microsoft SQL Server® 2008 Standard Edition for Small Business para seus aplicativos de linha de negócios.

Virtualizando suas Plataformas de Aplicativos de Linha de Negócios com o Windows Small Business Server 2008 Premium
O Windows SBS 2008 Premium inclui o SQL Server 2008 Standard Edition for Small Business, que permite que você execute seus aplicativos de linha de negócios (LOB) em um servidor secundário. Há muitas razões para executar aplicativos LOB em um servidor secundário, incluindo:

·         Isolamento arquitetônico dos serviços de rede principais, como os serviços de domínio Microsoft Active Directory®.
·         Isolamento de outros softwares de servidor, como o Exchange Server.

Bem, agora é só buscar mais conteúdo na NET e começar a implementar e testar o Hyper-V.

Bom estudo a todos….
Anúncios