World IPv6 Day

Olá a todos,

Hoje dia 8 de Junho de 2011 é um dia muito importante para a comunidade de TI, diversos sites em todo o mundo está promovendo um evento chamado de Dia Mundial do IPv6. Vários portais de diversas partes do mundo estão utilizando esta data para efetuarem testes com IPv6 em seus ambientes.

O objetivo é incentivar empresas, provedores da internet, fabricantes de hardware e desenvolvedores de Sistemas Operacionais a prepararem suas aplicações para migrar suas estruturas para o IPv6.

Como já discutimos em outros post aqui mesmo no blog, o IPv4 está se esgotando devido ao crescimento da Internet e isso faria com que a mesma tivesse problemas de continuidade se não houver essa mudança. IPv4 e IPv6, ambos são protocolos utilizados para endereçamento de redes, porém são incompatíveis, desta forma existe uma mobilização mundial para a migração do atual Protocolo para o novo e cada vez mais conhecido IPv6.

A principio, os usuários finais (residenciais), não terão grandes problemas com toda essa mudança pois os sistemas atuais já estão na sua maioria adaptados para o novo protocolo, de qualquer forma existem vários recursos disponíveis na Internet para efetuarmos testes de compatibilidade e muitos provedores já disponibilizam uma versão de seus sites em IPv6. O UOL por exemplo disponibiliza em caráter temporário o www.uolv6.com.br, você conseguirá acessar esse site normalmente se sua estrutura já estiver habilitada para navegar com IPv6.

Neste momento, como estamos em caráter migratório, será muito comum os provedores trabalharem utilizando as duas estruturas (padrão conhecido como Dual Stack), mas num futuro, o IPv4 será aposentado e toda a rede mundial irá trabalhar apenas com IPv6.

Abaixo seguem dois links que podemos utilizar para analisar se nossos sites de acesso diário já estão configurados para o novo ambiente:

validador.ipv6.br

www.ipv6-test.com

Anúncios