ISO/IEC 20000 Serviços de TI

TI é essencial para a realização dos negócios de hoje. No entanto, existem preocupações cada vez maiores sobre os serviços de TI, tanto internos, quanto os terceirizados, de não estarem alinhados com as necessidades dos negócios e clientes.

Uma solução reconhecida para este problema é usar um Sistema de Gerenciamento de Serviços de TI (SGTI) baseado na ISO/IEC 20000, a norma internacional para gerenciamento de serviços de TI. A certificação nesta norma permite a você demonstrar para seus clientes, de forma independente, que você cumpre com as melhores práticas.

A ISO/IEC 20000 é baseada e substitui a BS15000, Norma Britânica internacionalmente reconhecida.

A ISO/IEC 20000 é publicada em duas partes:

Parte Um é uma especificação para gerenciamento de serviço que cobre os serviços de gerenciamento de TI. É a parte na qual você pode ser auditado, e define um conjunto mínimo de requisitos que devem ser atendidos para obtenção da certificação.

Parte Dois é um código de prática para gerenciamento de serviços, que descreve as melhores práticas para os processos de gerenciamento de serviço no escopo da certificação.

Para quem é relevante?

A ISO/IEC 20000 é aplicável para qualquer organização, grande ou pequena, em qualquer setor ou parte do mundo que depende de serviços de TI. A norma é especialmente aplicável para prestadores de serviços de TI internos, tais como departamentos de TI, e para prestadores de serviços de TI externos, como organizações terceirizadas.

A norma já está trazendo um impacto positivo em alguns dos principais setores líderes, dependentes de TI, como na terceirização de processos de negócios, telecomunicações, finanças e setores públicos.

Anúncios