COBIT Vs. ITIL

COBIT e ITIL são mais complementares do que concorrentes.

COBIT concentra-se na definição, implementação, fiscalização, medição e

melhoria dos controles para processos específicos, que abrangem toda a implementação do ciclo de vida da TI, é um excelente modelo de referência para governança de TI.

O foco principal do ITIL é fornecer as definições de melhores práticas e critérios para as operações de gestão. Mais especificamente, ITIL se concentra principalmente na definição do funcional, atributos operacionais e organizacionais que precisam estar no local para as operações de gestão a ser totalmente otimizado em duas categorias principais: Serviço de Apoio de Gestão (Service Support) e Prestação de Serviços de Gestão (Service Delivery).

Service Support inclue Service Desk, Incidentes, Problemas, Configuração, Gerenciamento de Mudança e Liberação, enquanto que os Service Delivery inclue nível de serviço, financeiro, capacidade, Continuidade e disponibilidade de serviço.

Cada categoria inclui critérios de definição de boas práticas para muitas áreas, incluindo suporte organizacional, integração de componentes, gestão da comunicação, capacidade de produto, qualidade de execução e qualidade de serviço ao cliente.

Se seu objetivo é melhorar a qualidade e capacidade de medição da governança aplicada em todo o ciclo de vida da TI ou implementação de um sistema de controle para conformidade regulamentar, COBIT, provavelmente, seria uma escolha mais eficaz.

Por outro lado, se o objetivo é melhorar continuamente a eficiência das operações de TI e qualidade de atendimento ao cliente, ITIL seria provavelmente a melhor aposta.

No entanto, não se deve olhar para essas comparações como uma análise COBIT vs. ITIL. É importante entender as diferenças de cada um dos Frameworks e adaptá-las conforme necessário para atender as necessidades específicas do seu ambiente.

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