ITIL (Information technology Infrastructure Library) v3

Olá Pessoal, vamos falar um pouco de ITIL (Information technology Infrastructure Library) agora, o framework de melhores práticas de TI mais utilizado no mundo. Após muita expectativa , agora é possível fazer o exame em português (na ITIL v2 já estava disponível). O curso já existia em muitos lugares em nosso idioma, inclusive aqui na Green, embora seja complicado se preparar com todo o material em um idioma e fazer o exame em outro, mas há quem se arrisque.

Para se fazer o exame de ITIL Foundation, tanto a v2 como a v3, não há pré-requisitos, pondendo até se preparar por conta própria, mas sem dúvida que o curso ajuda e facilita bastante na hora de testar o seu conhecimento.

As certificações em governança de TI estão muito valorizadas, devido ao amadurecimento do setor no Brasil, somando-se à defasagem de mão de obra qualificada.

O valor da prova ainda é meio salgado, (U$ 165,00), nada suave para os padrões brasileiros, mas o esforço certamente vale muito. Além da certificação, o exame ajuda no aprofundamento dos conceitos e também o cumprimento dos pré-requisitos para se candidatar ao próximo nível: o Pratictioner e o Manager, exigindo investimentos de até R$ 18.000,00 entre treinamentos presenciais e exames.

A boa gestão da TI é uma grande ferramenta, inclusive na crise, pois ajuda a enxugar os custos, permitindo assim maximização dos recursos disponíveis.

O ITIL foi criado no Reino Unido e hoje é mantido por meio do IT Service Management Forum (itSMF) http://www.itsmfi.org/, onde você pode se cadastrar e manter-se informados sobre todas as novidades da área.

Anúncios