Liberando o Conectividade Social no ISA Server 2004/2006

Olá Pessoal,

Segue uma dica para aqueles que trabalham com Conectividade Social e sua empresa possui o ISA Server como firesall. É muito comum encontrarmos pessoas com dificuldades em conectar no sistema da Caixa Econômica Federal.

Isso porque o Conectividade trabalha na porta 80 e o ISA interpreta ele como um ataque e bloqueia a operação.

Bem, abaixo segue um passo a passo para resolver o problema.

1 – Vamos começar criando um novo protocolo no ISA – Vamos chamá-lo de Conectividade Social e vamos usar a porta 2631 – TCP – Outbound, conforme mostram a figura abaixo:

No ToolBox Selecionar protocols e em seguida New Protocol

Na tela de Bem vindo, definir o nome do novo protocolo

Após clicar em avançar, definir o valor do novo protocolo, neste caso o que informamos anteriormente (TCP, 2631, Outbound)

Na próxima tela em protocolo Secundário, apenas clique em avançar sem definir nada.

Em seguida clique em finalizar para concluir a criação do protocolo.

Pronto, com o protocolo Conectividade Social Criado, vamos agora criar uma regra para liberar a conectividade Social para um micro chamado “Micro Adm”.

Crie uma nova regra de Acesso com o nome Conectividade

Após digitar o nome da nova regra e clicar em avançar, vamos selecionar a ação da regra, neste caso vamos Permitir

Na tela seguinte vamos selecionar os protocolos que serão aplicados para essa regra, no nosso caso vamos selecionar conectividade social, HTTP e HTTPS

Nesta mesma tela, selecione o protocolo HTTP e em seguida clique em Edit, na tela propriedades que irá aparecer, desmarque a opção Web Proxy Filter.


Agora, clique em ok para retornar a tela anterior e em seguida Next para passar a próxima tela, onde iremos definir a origem do tráfego. Neste caso iremos liberar apenas um computador (Micro Adm) para efetuar a conexão, porém fica a seu critério liberar a rede toda ou um grupo específico.

Na tela seguinte definiremos o destino do tráfego

Na tela User Set podemos deixar o padrão e clicar em next e em seguida finish para concluir a criação da regra. Não esqueça de aplicar a nova regra clicando em Apply


Vá até o Micro Adm e instale o Firewall Client, após instalado, entre nas propriedades do mesmo e na Guia Web Browser desmarque a opção Enable Web browse automatic configuration. O objetivo neste caso é justamente fazer com que a configuração de Proxy no Internet Explorer fique desativada e faça com que esse micro use o firewall Client para navegar.

Pronto, agora já podemos conectar o Micro Adm ao Conectividade Social.

Anúncios

5 respostas em “Liberando o Conectividade Social no ISA Server 2004/2006

  1. Fantastico seu post Rogério, me matei no Technet para liberar o MSN, o procedimento que você criou realmente “Funciona” e é muito simples. Obrigado!

Os comentários estão desativados.